top of page
Foto do escritorElisa Marcelino

Sexualidade e Prazer

A SEXUALIDADE e o PRAZER como caminho de amor, alegria, fortalecimento e autoconhecimento.



Definir a palavra 'prazer' é uma jornada tão difícil quanto definir a palavra 'sexualidade'. A primeiro instante as primeiras palavras que nos vem a mente são condicionadas por conceitos estritamente heteronormativos baseados na penetração e a genitalização de ambos. A genitalização do prazer e da sexualidade'... me parecem conceitos tão pobres perto de um universo inteiro que tais conceitos abrangem. Por isso venho aqui ... chamar sua atenção para ressignificá-los e recuperar na sua vida.


O prazer e a sexualidade estão atrelados. A sexualidade é uma forma de habitar este corpo com presença. É um pequeno e grande mundo de descobertas e reconhecimento, gosto de pensar como uma forma de olhar para dentro buscando entender quem sou eu, o que estou sentindo, o que desejo, o que meu corpo deseja, o que excita (não apenas no sentido sexual), quais os meus limites, como os expresso (...).


A sexualidade para mim muitas vezes vem falando do sexo sim, mas também vem falando de minhas verdades pessoais e intimas, e por aí uma série de questionamentos: será que o que eu sinto está alinhado as minhas ações? Será que o que estou fazendo neste momento está alinhado com os meus desejos mais profundos? A vida que eu levo me excita? É prazerosa? É alegre? Me diverte? Ou a todo momento meu desejos, anseios e ações são reprimidos e moldados pelo o que eu devo ser, sentir e agir? Conheço minhas vontades, desejos, sentimentos e principalmente... conheço meus limites? Expresso eles? Ou me deixo atravessar?


Minha sexualidade também fala dos meus relacionamentos, mas antes deles... fala da forma como me relaciono comigo mesma. Se não me relaciono comigo mesma de forma saudável e prazerosa, dificilmente será com meus parceirxs.


Compreendo assim a sexualidade como um lindo caminho de autoconhecimento, que me leva a todo momento questionar e encontrar respostas internamente, que me faz buscar, recuperar e fortalecer dentro e fora de mim espaços de prazer.


O prazer como modo de vida, que sim habita meu clitoris, minha vulva, minha vagina, minhas mamas, mas também por toda extensão da minha pele, em cada célula do meu corpo, em cada respirar, em cada movimento, em cada alimento que adentra meu corpo. O prazer é a manifestação do amor, do riso fácil, da alegria estonteante que me faz lembrar que estou viva e também me faz lembrar que é necessário 'morrer' para aquilo que já não me serve mais.


O prazer sexual sim... é maravilhoso. Mas também é importante cultivar o prazer no meu dia a dia e comigo mesmo. Descobrir e redescobrir meus espaços internos e externos de prazer. Se eu não sei este caminho por mim mesma, como o outrx poderá saber. Sou a única encarregada de me descobrir, sou responsável pelo meu gozo, pelo meu amor e pela minha alegria.


Minha sexualidade é prazerosa ... e muito. E só depende de mim. E agora... como está a sua sexualidade? Prazerosa ou reprimida?


Com amor, Elisa Marcelino (Mulher Árvore).


34 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page